Músicos fazem parte de uma população bastante especial: altíssima especialização, coordenação fina, motricidade muito desenvolvida e a incrível combinação entre múltiplos processos cognitivos e emocionais. Sua saúde merece um olhar atento e conhecedor das suas necessidades.
Eu cresci numa família de músicos e desde muito cedo convivo com as particularidades da música. Com a flauta doce, que toco desde os 6 anos de idade, tive aulas com Lucia Becker Carpena e participei de masterclasses com Hans-Joachim Fuss e Renate Sudhaus, além de atuar em grupos de câmara no Brasil e Alemanha. Ao piano, estudei, entre outros, com Maly Weisenblum, Hubertus Hofmann e Catarina Domenici, e obtive o segundo lugar no Concurso Sebastian Benda, em Santa Maria/RS. Há vários anos tenho trabalhado na prevenção e no tratamento de queixas relacionadas à performance musical. Sou autora de artigos em publicações científicas e leigas, ministro palestras e workshops para músicos e profissionais de saúde e estou inscrita na DGfMM (Sociedade Alemã de Fisiologia Musical e Medicina do Músico).
Áreas de ênfase:
– queixas relacionadas ao movimento
– dor, desconfortos e demais sintomas relacionados à prática do instrumento
– reabilitação pós-traumática e pós-cirúrgica de músicos instrumentistas
– queixas traumato-ortopédicas, reumatológicas ou neurológicas que afetam a performance
A avaliação fisioterapêutica inclui:
– anamnese detalhada e específica em relação ao instrumento
– análise da técnica, ergonomia e conforto ao instrumento
– eventual diálogo com o professor / orientador, conforme necessidade e se solicitado pelo músico
– Avaliação Pragmática da Mão segundo Prof. Dr. med. Christoph Wagner (Alemanha), conforme necessidade
Cada caso é abordado de maneira individual, e a conduta adaptada às necessidades do músico. Ela pode incluir:
– orientação, informação e educação
– exercícios e treinamentos
– terapia manual, bandagens e técnicas de automobilização
– biofeedback de variabilidade de frequência cardíaca (CardioEmotion®) e resistência galvânica da pele (eSense®)
– encaminhamento a outro profissional / especialidade quando necessário
– comunicação com o professor / orientador ao instrumento, se solicitado pelo músico
“Tudo está escrito numa partitura, exceto o essencial.”
Gustav Mahler (1860-1911)
Obs.: não é possível realizar atendimento à distância, sendo sempre necessária a presença do músico para a avaliação, mesmo que não possa trazer o instrumento.